Thursday, March 15, 2007

A last.fm agora te recomenda shows

Essa não é uma característica muito nova da last (veio depois do meu primeiro post sobre a last.fm) mas eu esqueci de comentar aqui.
Basicamente a last.fm te mostra os shows que são adicionados à ela por usuários e mostra os shows que acontecem a uma distância que você determina a partir da cidade que está no seu perfil. Para ver e configurar, no seu perfil, vá até "My Dashboard" e depois até a aba "Events", você pode configurar ainda para a last mostrar apenas shows baseados no seu perfil (com artistas relacionados ao seu gosto) ou todos da região escolhida, entre outras opções.
Fica a dica, o site ainda é http//www.last.fm.
Para quem não tem idéia do que seja a last.fm veja o post citado no começo da matéria.

Friday, March 2, 2007

Formato Livre em documentos

Uma das pedras fundamentais da civilização é o direito de escolha. Para que as pessoas tenham direito de escolha é preciso que exista um ambiente favorável a escolhas (um não-monopólio). No entanto no mundo da computação ainda vivemos em um monopólio velado, onde ninguém percebe ou pronuncia, mas as pessoas têm um número muito restrito de escolhas (oligopólio) ou muitas vezes nenhuma escolha. Como exemplo pode-se lembrar entrega de trabalhos em faculdade... os professores (na maioria das vezes, me corrijam se estiver errado) exigem a entrega do trabalho em formato .doc.
Para quem não sabe o formato .doc (o padrão de escrita do Microsoft Word) é um formato proprietário, ou seja, ninguém além da microsoft pode pesquisar seu conteúdo como arquivo, nem modificá-lo para ficar mais eficiente. Além disso ninguém pode escrever ou ler um arquivo .doc sem a expressa autorização (e pagamento de direitos autorais) da microsoft. Ou seja, não posso em um sistema Mac, Linux ou mesmo em um windows sem a suite office escrever um arquivo .doc sem que esteja pagando para a microsoft.
Mas... e alguns "mas" da vida precedem coisas boas... as coisas estão mudando. Recentemente a organização internacional ISO (ong que define cataloga e define padrões que muitas vezes são adotados pela comunidade mundial) especificou e certificou o formato ODF (OpenDocument format) que é livre e gratuito. E no dia 23 de fevereiro surgiu a proposta de Mark Leno, membro da assembléia do estado da Califórnia (EUA) para que a partir do ano que vem (2008) sejam utilizados apenas formatos open-source (abertos) e livres do pagamento de royalty, baseados em xml para documentos de texto, planilhas, apresentações de slides entre outros.
Quem sabe um dia as pessoas "comuns" começem a fazer sua parte e enviar emails em formatos livres utilizando suites office livres como o Open Office.
Mais:
Sobre a adoção do formato livre pela iso aqui
Sobre a proposta de Mark Leno na Califórnia aqui (em inglês)
Sobre o Open Office aqui
Sobre a etiqueta na internet e o uso de formatos livres em anexos (texto fantástico de Richard Stallman) aqui

Wednesday, February 14, 2007

Ajude a manter a Wikipédia no ar - mesmo sem colocar a mão no bolso!

Ajude a manter a Wikipédia no ar - mesmo sem colocar a mão no bolso!
O BR-Linux.org lançou uma campanha para ajudar a Wikimedia Foundation a manter a Wikipédia no ar. Se você puder doar diretamente, é sempre a melhor opção. Mas se não puder, veja as regras da promoção do BR-Linux e ajude a divulgar - quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux, e você ainda concorre a um pen drive!

Friday, February 9, 2007

Botões de digg it nos posts / como aumentar a comunidade em português no digg

Ok, agora ninguém tem desculpa pra não submeter os tópicos interessantes daqui no digg, já postei explicando o que é o digg (aqui) e agora tudo o que você precisa fazer é criar uma conta e clicar nos botões adicionados em cada post para submeter uma nova história (caso seja o primeiro a fazer) ou para "diggar" (cavar - votar positivamente) ou "buryar" (enterrar - votar negativamente) no post na qual o botão está.
Postei um tutorial ensinando como fazer isto no seu blog.
Submeter tópicos em português para o digg é o melhor jeito de promover a comunidade que fala português no site e um dia termos uma versão em português dele com muito conteúdo na nossa língua original lá. Então, crie já sua conta, envie os tópicos que achar interessantes e vote nos que já estiverem lá, somente deste modo histórias em português ganharão destaque e chamarão a atenção dos mantenedores do site.

Botões de digg nos posts (postagens) (tutorial)

Ok, levou um tempo grande e deu um trabalhão, mais eu consegui por botões interativos do digg em todos os posts, para isso segui instruções em diversos sites da net, e vou colocar elas do jeito que eu fiz aqui (mudei um pouco dos sites em geral, usando o botão menor, mais discreto do que o que aparece na página oficial do digg por exemplo)

--- este post é para ajudar pessoas a terem o botão do digg em seus blogs, já é usuário do digg, conhece, ou apenas quer ter seus textos submetidos ao digg ---
ok, isso serve pra quem já tem um blog (principalmente do blogger, que é chatíssimo com scripts para posts).
1-> Passo um: crie um novo documento (no windows, um novo documento de texto, que você vai abrir no bloco de notas, no linux um documento em branco serve)
insira o seguinte javascript:

<script type="text/javascript">
digg_url = 'endereçodopost';
digg_bgcolor = '#EAF2F9';
digg_skin = 'compact';
</script>
<script src="http://digg.com/tools/diggthis.js" type="text/javascript">

sendo que EAF2F9 deve ser substituida pela cor de fundo do seu blog e endereço do post deve ser substituido pelo endereço do post e não do blog (para saber o endereço do post, clique no título e vai abrir uma janela só com o post que você clicou, use este endereço)

2-> Passo 2: no windows, no bloco de notas escolha salvar como e no campo:de nome, nomeie o arquivo e coloque ao final do nome (escolha um nome que tenha a ver com o tópico, sem acentos pra vc nao se perder depois) .htm, isto vai salvar seu arquivo como .htm ao invés de .txt (no linux é só mudar o nome dele de "documento em branco" para "nome descritivo pra vc nao se perder.htm" o documento em branco não possui extensão nenhuma)

3-> Passo 3: hospede esse arquivo em algum lugar ( recomendo o google pages que é gratuito e muito fácil de usar)

4-> Passo 4: Colocar o botão no fórum. Finalmente vamos ao post, ao final (ou no começo, como preferir) do post, escolha a opção "editar html" do blogger (ou do blog que você usa) e insira

<iframe src="http://site_de_hospedagem.com/nome_do_arquivo_do_passo_3.htm" frameborder="0" height="30" width="115" scrolling=no>&amp;lt;br&gt;</iframe>

Não se esqueça de substituir "http://site_de_hospedagem.com/nome_do_arquivo_do_passo_3.htm" pela página certa, que você utilizou.
Lembrando que esse tamanho é para o botão pequeno, como expliquei aqui (opção compact do código java). Para a skin grande, se alguem tiver interesse, pergunte que eu posto os códigos para tal.
pronto, agora é só postar e ver o resultado! Quando alguem clicar pela primeira vez, criará a entrada no digg, e dai pra frente quem clicar só vai digar o post!

Wednesday, February 7, 2007

favoritos (bookmarks)


Os bookmarks (favoritos) são como vó e energia elétrica, agente só vê que essas coisas são importantes quando se está sem elas. Para isso (e outros motivos que vou explicar depois) você precisa conhecer o del.icio.us (ok o nome sugere algo meio pornô, mas não é) que é mais um da série "grandes sites de bancos de dados". Nele além de você poder fazer um backup completo de todos os seus bookmarks, colocando tags neles para organizar melhor, pode procurar os bookmarks de outras pessoas, e filtrar os mais populares (parecido com o que o google faz, que rankeia os sites pelos mais vistos, já o del.icio.us rankeia os sites pelos que mais pessoas tem como favoritos). O único defeito é que é em inglês...
Registre-se na própria página e se divirta, além de salvar seus bookmarks no caso de algo ruim acontecer (lembre shit happens).

Monday, February 5, 2007

descubra bons artigos sobre qualquer tema


A internet é um vasto mundo de informação, e ficar perdido no meio disso tudo é fácil (quais são as boas notícias? os bons posts? o que todo mundo está lendo agora que eu não estou?) então, da série: "bons sites que te ligam a outros sites" vem o digg, um site que funciona com uma comunidade que submete histórias, artigos. vídeos, blogs, entre outras coisas que se encontram na internet. Após submetido, o conteúdo entra na página do digg, e nos resultados do mecanismo de pesquisa do mesmo, e todos os usuários podem votar positiva (digg) ou negativamente (bury) no conteúdo submetido, além de poder comentar com outros usuários sua opinião sobre o conteúdo postado. Estes comentários também são votados e você pode bury ou digg eles, fazendo com que apareçam, ou que fiquem "minimizados".
Além disso, toda vez que você cava (digg) algum tipo de conteúdo colocado no site, ele fica marcado na sua página pessoal, para que você possa ler novamente depois ou mostrar para alguém. É claro que você como membro da comunidade não só vota, como também pode submeter histórias, artigos, vídeos ou qualquer artigo da internet lá (até mesmo este!). Outra coisa interessante, é que quando você tenta submeter um endereço na web que já foi submetido ele te avisa e você simplesmente dá um digg no artigo, ao invés de inflar o site com duplas entradas, assim ele se mantém limpo e organizado.
Lógico que o digg é muito mais que isso, você pode acompanhar os diggs de usuários que submetem boas histórias (criando um tipo de rede de relacionamento) além de outras que eu mesmo não uso muito (não uso todas as ferramentas do digg) você irá descobrir muitas outras utilidades do digg e usar as que mais te ajudam/divertem.
O único problema é o site ser em ingês e a maior parte do conteúdo postado está descrito em inglês e se referem a sites em inglês... então, vá aprender a maldita lingua da rainha... ou ajude a comunidade que fala português a submeter cada vez mais conteúdo na nossa lígua (talvez com o tempo desenvolvam até uma versão em português do site, como ja ocorreu com o orkut por exemplo).
Página principal digg, para se cadastrar e, após cadastrado, para submeter um novo item ao digg.

Saturday, February 3, 2007

links não abrem em outras janelas

Eu não deixo como padrao que os links abram em outras janelas, isso é irritante para alguns (usuários do internet explorer em sua maioria) mas prefiro deixar a escolha de onde abrir o link nas mãos de quem está acessando a página.
Para abrir em outra janela qualquer link, simplesmente use o firefox e clique com o botão do meio no link que ele abre em outra aba atrás da que você está usando. Simples e rápido, além de não tirar o foco da página que você está visualisando. No internet explorer existe um atalho (se não me engano ctrl e click no link, ou shift) mais abre em outra janela, o que, além de demorar mais (você está abrindo outro internet explorer) tira o foco da janela que você estava usando.
Portanto siga algum dos links na aba esquerda deste blog e conheça o firefox, não só pelos links, mais por muitas outras características.
Desafio 5 minutos firefox, em 5 minutos você escolhe por usar o firefox e não outro navegador.

como parecer culto

Encontrei uma página muito útil para aqueles que adoram usar citações obscuras de grandes pensadores (ou não) e parecer muito culto e literato quotes DB é um banco de dados de quotes (citações) onde você pode encontrar citações de todos os tipos e de muitas pessoas... para assim assinar seu email com algo realmente culto e obscuro como:
"Outside of a dog, a book is a man's best friend. Inside of a dog, it is too dark to read."
-- Groucho Marx
e o melhor, já vem com um link "copy to clipboard" assim você nem precisa se dar ao trabalho do ctrl+c.
Único defeito (ou qualidade, pois pode parecer ainda mais culto) todas as citações estão em inglês.